top of page
Foto do escritorGuma

Estrutura de ganho, onde tudo começa.

Quem trabalha com sonorização já deve ter ouvido falar nisso na mixagem de uma banda ou até mesmo na simples entrada de áudio de um DJ ou VJ.


O mais importante é NÃO CLIPAR, distorções podem danificar seus alto falante e na melhor das situações ter um som distorcido sem qualidade.


O ganho nada mais é que a amplificação do sinal de entrada como guitarra, microfone de voz, contra baixo.


Costumo falar que a estrutura de ganho é buscar o "equilíbrio" nem muito alto e nem muito baixo do sinal de entrada, procure deixar um headroom entre 3 - 6dB nos canais, o master procure deixar em 0dB.



O que faz cair a qualidade no audio nada mais é que excesso de sinal onde muito ruído passa e fica sujeito a clipe do canal ou sinal baixo onde precisará compensar em ganho no compressor por exemplo.


O dimensionamento do equipamento ao local do evento (PA) e o nível de pressão sonora que deseja atingir está diretamente relacionado a forma de estruturar sua mixagem. Supondo que tudo esteja em uma condição ideal o pensamento é sempre manter o nível de sinal aquecido sem clipar. Assim terá bons resultados na mix final e na mix dos retornos e fones.


Comece da forma correta que o resultado final já estará 60% de um bom resultado na mix, basta agora caprichar na equalização, compressores quando necessário e Gate.



236 visualizações0 comentário

Fique sempre atualizado no mundo dos eventos por meio do nosso blog, fotos e vídeos. Basta informar se e-mail que tendo novidades será avisado.

Informe seu melhor e-mail

Inscrição Feita com sucesso! #OSomNãoPodeParar 

©2022 por GT Audio Sonorização.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page